SPIP - Scanning Probe Image Processor v2.0070 by Image Metrology ApS

Abaixo encontra-se uma demonstração passo-à-passo de como o programa opera quando, partindo de uma imagem obtida pelo micrscópio, deseja-se realizar uma estimação da ponta usada e em seguida uma deconvolução, usando a estimativa da ponta, para, enfim, obtermos uma imagem da superfície real com certa precisão. Uma explanação mais técnica e mais detalhada sobre cada etapa do processo pode ser encontrada tanto no site http://www.imagemet.com/spip/examples/index.html como no menu "Ajuda" ofericido no programa.
 
 

Fig. 1. Layout do Programa



 
 

Para fazer com que o programa abra um arquivo basta seguir o modelo padrão: 'Arquivo/Abrir' ('File/Open') e escolher o arquivo desejado. É importante lembrar que o formato do arquivo deve ser compatível com o programa. Isto feito, as três janelas da figura ao lado se abrem como descrito na avaliação exposta na página anterior.
Fig. 2. Abrindo C1.001
(clique para aumentar)

 
 
 

Clicando com o botão direito do mouse na janela principal, (fechar as janelas restantes é opcional, no entanto torna a área de trabalho mais limpa e agradavel) temos, dentre as opções, o comando "Tip Characterize...". Selecionando-o, abrimos o menu "Tip Characterize". Basta clicar no botão "Characterize" que a tela abaixo é instantaneamente aberta.

 

Fig.3. "Tip Characterize" Fig. 4. Menu "Tip Characterization"
(clique para aumentar) (clique para aumentar)

 
 

Fig. 5. Ponta Caracterizada
(clique para aumentar)

 
 

Fig. 6. Visão em 3D da ponta
(clique para aumentar)

 
 
 
Clicando no botão "Deconvolute", aparecerá uma janela contendo a superície proveniente da deconvolução da imagem trabalhada, levando em consideração a ponta estimada pelo programa. Na figura abaixo, a janela em questão é a primeira janela da direita para a esquerda.
Fig. 7. Após deconvolução
(clique para aumentar)

 
 



 
Página Anterior