Análise de Dados on-line e off-line


Esta parte do projeto foi dividida em duas etapas: Avaliação de Softwares que realizam o processamento das imagens obtidas por um microscópio de força atômica e que estão disponíveis para download via Internet, e efetiva construção de um novo software aperfeiçoado para cumprir com eficiência todas as exigências do laboratório.


I Etapa: Avaliação de Softwares

 

Softwares Avaliados


 

Tópicos Avaliados

  • Layout do programa 
  • Utilizações (Processamento de imagens, Convolução, Deconvolução, Caracterização da ponta, etc) 
  • Facilidade de operação

 
 

Midas98w by Peter Markiewicz - The Weizmann Institute of Science

Link

A tela de apresentação deste programa é, de certo modo, artística. Seguindo a análise, fica claro que o programa ainda está em desenvolvimento, pois dentre as três opções de processos disponíveis pelo programa e a serem aplicados às imagens: (convolução, deconvolução e caracterização da ponta ), apenas a convolução e a deconvolução estão realmente em funcionamento. Outro detalhe a ser notado é a necessidade de se ter imagens já processadas, requisição do programa. O programa MIDAS parece prometer, no entanto, só há uma versão Beta a disposição. Dos “possíveis bugs” encontrados temos: constante envio de mensagens do tipo “Division by zero” ou “Overflow”, a primeira resultante do valor usado para preencher o campo “A.R.” (height/width), que estaria supostamente incorreto; e nem sempre abre ou trabalha os arquivos desejados, embora sejam do mesmo tipo (extensão) de outros já abertos ou trabalhados anteriormente e a cada mensagem de erro enviada o programa é fechado. Por fim, é de se imaginar que, quando completo, este seja um programa com muita facilidade de operação.
OBS: Este programa não necessita ser instalado, é composto apenas por um arquivo executável.

Exemplos



 

Deconvo Version 1.1 by Silicon-MDT Ltd

Link

Apresenta um layer pobre visualmente, no entanto, funciona bem em alguns casos. É necessário partir de imagens já processadas ou de uma superfície real e de um modelo de ponta. Trabalhando sempre em escala de cinza, o resultado obtido fazendo um estimação do formato da ponta, usando-a, em seguida, para fazer a erosão da imagem parece ser uma boa aproximação da superfície real. Enfim, o Deconvo pode ser considerado de uma simplicidade incomparável, ainda que muito limitado em seus recursos. Há também uma questão importante relacionada ao entendimento funcional das variáveis com as quais o programa trabalha. Um trabalho com este objetivo foi feito e está disponível aqui. Embora ainda haja muito o que discutir sobre os dados obtidos, este “relatório” pode contribuir significativamente para um futuro aperfeiçoamento do programa ou, quem sabe, para seu melhor conhecimento.
 


Exemplos


WSxM - Image Browser Version 3.0 Develop 1.3 by Nanotec Electronics S. L.

Link

Um salto é claramente percebido ao trabalhar com este aplicativo. Ele apresenta uma interface mais chamativa, bem no formato Windows, colocando a disposição do usuário um conjunto de botões que pode ser personalizado, deixando a um simples click do mouse as funções e/ou ferramentas desejadas. Parece não ter nenhum conflito com os tipos de arquivos e apresenta recursos que enriquecem e detalham as características das imagens. São exemplos a escala de cores com base no vermelho, verde e azul, a visualização 3D e a análise da rugosidade. Além disso, trabalha tanto imagens processadas quanto não processadas. Ao se abrir uma imagem processada para o trabalho, três janelas são abertas: uma imagem bruta, uma processada e outra filtrada de alguma forma. Apesar de uma primeira impressão positiva, deixa a desejar por não realizar deconvolução e nem mesmo uma estimativa da ponta utilizada. O programa se limita a executar convolução de imagens e uma dilatação utilizando uma ponta elíptica ou esférica com dimensões pré-determinadas. Devido à uma quantidade maior de recursos disponíveis ao usuário, é de uma maior complexidade de trabalho; nada que algumas horas em contato com o programa não resolvam.
 


Exemplos



 

SPIP - Scanning Probe Image Processor v2.0070 by Image Metrology ApS

Link

Sem dúvida o destaque dentre os programas avaliados. Realiza todos os tratamentos desejados: processamento de imagens, convolução, deconvolução, caracterização da ponta, etc. Possui um layout extremamente agradável (modelo Windows) e uma variedade de ferramentas que tornam a análise da imagem, da ponta ou da superfície tão precisas e detalhadas quanto desejado. Alguns artifícios que se destacaram até então foram a visualização em três dimensões de imagem, superfície e ponta sujeita à rotação e disponibilidade do uso do botão direito do mouse. Devido a sua maior complexidade, é necessária uma avaliação mais aprofundada de modo a justificar um julgamento justo da eficiência do programa. Algumas tentativas foram feitas com o objetivo de conseguir uma deconvolução aparentemente correta, o que revelou a necessidade de correção da escala no momento da visualização da ponta estimada. Além disso, para algumas imagens não foram obtidas deconvoluções visivelmente confiáveis.
 


Exemplos







 
Página Anterior   e-mail